Jovem: 3 maneiras de entrar no mercado de trabalho
Quer entrar no mercado de trabalho? Confira as 3 principais maneiras de conquistar o primeiro emprego: Estágio, Trainee e Jovem Aprendiz!
Entrar no mercado de trabalho pode ser um verdadeiro desafio para os jovens. Além das vagas estarem mais escassas, as exigências para contratação estão cada vez maiores.
Porém, existem algumas formas de contratação onde nas quais os jovens podem conseguir o primeiro emprego. Estágios, programas de trainee, jovem aprendiz e programas de voluntariado são algumas opções.
Vamos conhecer algumas destas opções, e entender porque elas são boas maneiras de entrar no mercado de trabalho.
Veja também:
- 6 coisas que as empresas valorizam nos candidatos!
- Trainee: Como se comportar ao chegar na empresa?
- 3 Dicas para jovens buscando emprego
- O que as empresas olham as redes sociais antes de contratar? Descubra!
- VAGAS DE EMPREGO: Confira lista (atualizada hoje)
Como entrar no mercado de trabalho
Existem algumas oportunidades bacanas para o jovem entrar no mercado de trabalho e desenvolver ashabilidades necessárias para sua carreira.
Vamos falar sobre as 3 mais comuns: programa de estágio, trainee e jovem aprendiz. Escolha a opção que fizer mais sentido para você, levando em conta sua idade, formação, experiência e ambições profissionais.
1- Programa de estágio
O estágio é voltado principalmente para estudantes de nível superior. O principal objetivo do estágio é desenvolver o jovem, e moldá-lo de acordo com o perfil da empresa para que ele possa ser aproveitado.
O estágio deve ser um complemento do que foi aprendido em sala de aula, e deve ser cumprido com responsabilidade. Porém, nem sempre é assim. Não existe idade mínima ou máxima para participar, mas a grande maioria das empresas buscam jovens de 19 a 24 anos.
Alguns programas de estágio não consideram a idade dos candidatos, e permitem que profissionais mais velhos que estão na segunda ou até na terceira faculdade façam estágio na instituição.
Sobre os salários, eles não são altos, mas vale lembrar que o objetivo aqui é adquirir experiência. Os estagiários estabelecem contrato entre a universidade e empresa, e não há registro em carteira de trabalho. A carga horária do estagiário é de 6 horas diárias.
Sabia que existe uma lei do estágio? Saiba mais sobre ela aqui.
2- Programa de Trainee
O programa de Trainee tem como objetivo formar novos líderes e gerentes no médio e longo prazo. Depois de aprovado no processo de avaliação, o candidato vai passar por vários setores da empresa. No período de treinamento, o candidato deve se engajar no perfil da empresa para continuar atuando como contratado após o programa.
As vagas de trainee são destinadas a estudantes com até 4 anos de formado. Normalmente o processo de contratação dura de 18 a 24 meses e os salários são altos. Alguns requisitos importantes para quem quer uma vaga de trainee são trabalhar em horário integral, e dominar o inglês em nível avançado.
Confira algumas vagas de trainee abertas atualmente e participe!
3- Programa Jovem Aprendiz
É a oportunidade de aprender uma profissão durante o período escolar. Os aprendizes devem ter de 14 a 24 anos e podem ser contratados por médias e grandes empresas.
Eles estudam e trabalham ao mesmo tempo em que recebem formação técnica profissionalizante.
Por lei, as empresas podem contratar no mínimo 5 e no máximo 15% de aprendizes do número total de empregados, com contrato de até 2 anos. A remuneração mínima tem como referência o salário mínimo mas o empreendedor é livre para definir outro valor acima do salário mínimo vigente.
O aprendiz tem a carteira assinada e todos os direitos trabalhistas e previdenciários garantidos. Detalhe: As férias do empregado devem coincidir com as férias escolares do ensino regular.
Saiba mais sobre o programa no site Aprendiz Legal, da Fundação Roberto Marinho.