Como Fazer um Currículo Simples no Word
Como fazer um currículo simples no Word? Veja um tutorial (com vídeo) para preencher um currículo simples e objetivo em 5 minutos!
Como Fazer um Currículo Simples no Word em 10 Minutos: Todo mundo sabe que quando estamos em busca de um lugar no mercado de trabalho, o currículo é o documento mais importante para alcançar a sonhada vaga de emprego.
Ter um currículo claro, conciso e de fácil leitura com certeza vai te colocar à frente de muitos concorrentes. Sabe porque? Uma pesquisa americana revelou que o seu currículo tem menos de 10 segundos para causar uma boa impressão. Valha-me Deus!
Mas como fazer um currículo simples e objetivo? Precisa ter experiência com computador? É o que vamos mostrar a partir de agora!
É difícil fazer um currículo simples no Word?
Claro que não! Fazer um currículo simples no Microsoft Word é mais fácil do que você pensa. O currículo detalha a experiência de trabalho, o nível de educação, as habilidades e as realizações de uma pessoa. E o Microsoft Word é a ferramenta certa para essa tarefa e ter o seu documento pronto.
Para fazer um currículo simples no Word, não é preciso ter muita habilidade com informática. Basta conhecer o teclado, saber usar o mouse, ter paciência e vontade de aprender.
Por isso, preparamos um passo a passo bem tranquilo que mesmo as pessoas que não tem experiência com informática vão conseguir fazer. Em aproximadamente 10 minutos você terá um currículo simples e objetivo que vai te ajudar a encontrar aquela tão sonhada vaga de emprego.
Preparado(a)? Então ligue o seu computador ou notebook, abra o seu Microsoft Word e mão na massa!
Veja também:
- Como fazer um currículo simples para primeiro emprego
- Modelo de Currículo Simples para Baixar (grátis)
- Trainee: Como funciona o processo seletivo? Entenda!
- Trainee: Veja fatores que vão te destacar na seleção!
- Como enviar currículo por e-mail (com exemplo)
Como fazer um currículo simples no Word
Para facilitar a tarefa de criar currículo simples no Word, vamos dividindo nosso tutorial em pequenas etapas. Assim você vai entendendo o nosso objetivo em cada uma delas, enquanto vai preencher o currículo aos poucos.
Está sem tempo? Veja de forma rápida como fazer um currículo simples no Word (o vídeo tem menos de 5 minutos). Quem quiser saber os detalhes sobre cada parte do currículo, só continuar lendo – está tudo explicado ao longo do texto a seguir.
Ou se quiser, pode baixar nosso modelo de currículo simples nesta página aqui do site. É só baixar e editar.
Viu o vídeo? Curtiu? Então bora começar nosso currículo… pelo cabeçalho.
Nome e informações de contato
Bom, o primeiro passo para fazer o currículo simples no Word é colocar o seu nome e as informações de contato. A primeira coisa é colocar nosso nome em destaque, para que o empregador não esqueça da gente. Antes de digitar, mude a fonte para Arial, que é a mais comum nas empresas. Para trocar de fonte primeiramente clique na aba “Página inicial” ou “Inicio” (depende da sua versão do Word). Em seguida, no grupo de ferramentascom nome Fonte (é o segundo grupo), clique na seta para baixo e dentro da lista procure a opção Arial. Aproveite que está aí e já altere o tamanho da letra, para 18 e selecione a opção Negrito (o N que fica abaixo do tipo de fonte).
Guarde bem o lugar dessas configurações, vamos voltar nele várias vezes para formatar o nosso currículo simples feito no Word.
Agora, clique no topo da página digite o seu nome completo no currículo. Depois de preencher no currículo seu nome, dê um toque na tecla Enter para criar uma nova linha.
Para continuar, precisamos reduzir o tamanho da letra para 11 novamente, e desativar a opção Negrito (vamos usá-la agora apenas nos subtítulos).
Agora é hora de colocar alguns dados pessoais e de contato no seu currículo. Digite a idade e o estado civil. Crie uma nova linha, e digite o seu endereço (rua, número, bairro, cidade, estado).
Caso a vaga que você vá concorrer exija alguma documentação específica (por exemplo, carteira de motorista categoria D), digite o documento nesse local.
Por último, crie uma nova linha e coloque as suas informações de contato (dois telefones e e-mail).
Para colocar a linha que separa suas informações, clique na aba inserir depois vá até formas e procure por linhas selecione a linha e coloque abaixo do texto.
Pronto! Cabeçalho está feito.
Objetivo profissional
O objetivo é o nome do cargo que você deseja concorrer. Se você não procura uma vaga específica, não precisa fazer essa parte no seu currículo.
Selecione a opção Negrito e digite OBJETIVO em letras maiúsculas, pois assim fica mais definida a seção. Crie uma nova linha (pressionando Enter) e desligue o Negrito.
Agora, digite o nome do cargo desejado para preencher essa seção no currículo simples. Senão tiver um cargo definido, escreva “à disposição da empresa” ou algo semelhante.
Novamente, insira uma linha para deixar essa parte bem dividida. E vamos continuando.
Formação acadêmica
Depois de preencher o objetivo, agora é hora de listar as informações sobre a sua formação. Nessa parte do nosso currículo simples no Word, devem ser incluídos os cursos (médio, técnico ou superior), a instituição e o ano de realização.
Selecione a opção Negrito, e digite no currículo a palavra FORMAÇÃO, em letras maiúsculas como fizemos anteriormente. Crie uma nova linha e desligue o Negrito.
Para a formação acadêmica, vamos fazer o padrão ano de realização, depois curso e, na linha de baixo,a instituição. Essa é uma boa forma de organizar essas informações. As formações devem ser organizadas da mais recente para a mais antiga, pois facilita para que o recrutador saiba qual é sua formação atual.
Digite o ano, um hífen (traço) e o nome do curso. Crie uma nova linha, e digite o nome da instituição.
Para que o currículo fique simples e objetivo, colocamos apenas a última formação (ou seja, a atual). Mas essa regra tem um porém: Se o seu último curso não deixar claro qual a sua formação.
Por exemplo, caso sua última formação tenha sido uma pós-graduação do tipo especialização (conhecida como lato sensu), coloque também no seu currículo do Word a graduação. E sabe porquê? É que as especializações lato sensu são abertas a qualquer curso.
Imagine que você é um empregador e pega um currículo escrito apenas “Especialização em Finanças” como formação. Você não vai saber ao certo qual a graduação dessa pessoa, pois ela pode ter cursado faculdade de Economia, Administração, Contabilidade, etc.
Depois de digitar o nome da instituição, crie duas linhas. Uma vai servir apenas para espaçar uma formação da outra, deixando o visual mais organizado.
Experiência profissional
Para fazer um currículo simples no Word que seja objetivo e completo, precisamos adicionar também a experiência profissional. Nessa etapa, você deve colocar os dados que resumem o seu perfil profissional, organizados do mais recente para o mais antigo (igual na formação). Uma informação que é bacana colocar no seu currículo são as atividades desenvolvidas em cada um dos seus empregos anteriores. Isso vai ajudar o empregador a ter uma noção das suas habilidades e como você poderá colaborar no crescimento da empresa.
Ative o Negrito e digite EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL em letras maiúsculas, como temos feito com nossos títulos. Desative o negrito e crie uma nova linha.
As nossas experiências profissionais podem ser organizadas de várias formas. Como o objetivo aqui é fazer um currículo simples no Word, vamos colocar os anos de entrada e saída da empresa, o nome da empresa, o cargo que ocupamos e as principais atividades que fizemos nesse período.
Vamos fazer então? Digite o ano de entrada no seu último emprego, digite um traço para separar e em seguida o ano que saiu desse emprego. Caso ainda esteja trabalhando, digite “atual” no lugar do ano de saída. Os empregadores vão entender que você ainda está trabalhando nesse local.
Depois, digite o nome da empresa, e crie uma nova linha. Nessa nova linha, digite o nome do último cargo que você ocupou. Mesmo que tenha tido mais de um cargo nessa empresa, coloque o último.
Crie uma linha nova e digite as principais atividades que você desempenhou na empresa. Por exemplo, alguém que trabalhou como auxiliar administrativo pode colocar o que fazia, do que teve mais experiência para o que tinha menos (atendimento ao público, conferência de notas fiscais, controle de estoque, recebimento de correspondências, etc).
Após colocar as atividades desse emprego, crie duas linhas (uma deve ficar vazia, para separar a atividade da outra) e continue colocando as suas experiências, sempre mantendo a mesma ordem (ano de entrada/saída, nome da empresa, cargo e principais atividades).
Após preencher no seu currículo a última experiência profissional, crie duas linhas para separar essa seção da próxima parte do currículo.
Cursos Profissionalizantes
Eu não disse que ia ser rápido fazer um currículo simples no Word? Já estamos no último conteúdo. Último mas não menos importante: Chegou a hora de listar os cursos e capacitações que você fez.
Aqui é o lugar de preencher no currículo os cursos de informática, idiomas e outros que você tenha concluído (presencial ou online). Mas é bom que você tenha os certificados e comprovantes desses cursos, caso o entrevistador pergunte a respeito.
Selecione o Negrito e digite CURSOS PROFISSIONALIZANTES, em maiúsculo. Desative o negrito e crie uma nova linha.
Existem várias formas de preencher esses cursos no currículo. Você pode colocar o ano, nome do curso e nome do local onde foi feito (nome do site, nome da escola, etc). Porém lembre-se que é preciso manter um padrão das informações para dar mais credibilidade. Então se você colocar data em um curso, coloque em todos. Se tiver um curso bacana que você quer colocar onde foi feito, coloque o local de realização dos outros cursos também.
Mas como o objetivo aqui é fazer um currículo simples no Word, vamos colocar apenas o nome do curso que a gente fez. E você fica a vontade para fazer como achar mais interessante.
Ah, duas observações sobre os cursos. Primeiro, coloque os cursos em ordem cronológica do mais recente para o mais antigo. Segundo, priorize na lista os cursos que tenham a ver com a vaga. Por exemplo, ee estiver concorrendo a uma vaga de motorista, um curso na área de gastronomia não vai te favorecer. Prefira colocar os cursos de transporte de valores, de inflamáveis, direção preventiva, etc.
Digite o nome do curso, e tecle Enter para criar uma nova linha. Repita isso para todos os cursos.
E parabéns! Você acabou de fazer um currículo simples no Word! Não disse que seria fácil?
Bom, agora que você terminou de preencher seu currículo, leia novamente com muita atenção para ver se não tem palavras digitadas incorretamente. Se possível, peça para que outras pessoas leiam o documento.
A importância de um currículo bem feito
Grande parte dos recrutadores concordam que os currículos simples e bem organizados são fatores que aumentam as chances dos candidatos chegarem à tão sonhada entrevista. Por isso você deve ficar atento a algumas regras importantes para não fazer feio com o empregador.
Vem com a gente ver alguns dos erros mais comuns pra você ficar atento e não fazer feio ao preencher o seu currículo!
Pode colocar foto no currículo?
Antigamente, era costume colocar uma foto 3×4 no currículo. Quando não ia colada no documento, a gente dava um jeito de prender com um clip. Mas muita coisa mudou, e atualmente não é mais interessante colocar a foto, ainda mais num modelo de currículo simples do Word como o nosso.
Mas tem situações em que você deve sim colocar foto no currículo. Por exemplo, se você for concorrer a uma vaga que utilize sua imagem (como modelo ou ator/atriz).
Ainda precisa colocar todos os documentos pessoais no currículo?
Outra prática comum antigamente e que não se pratica mais é colocar todos os documentos pessoais no currículo. Não é uma boa ideia passar todos os números do seu documento, pois queremos fazer um currículo simples e objetivo.
Pense comigo: E se o seu currículo cair em mãos erradas? Alguém com más intenções pode solicitar cartão de crédito no seu nome, fazer crediário, compras online, etc.
Deixe para apresentar a documentação ao RH da empresa, quando for contratado 🙂
Utilize um e-mail neutro
Se possível, utilize no currículo o um e-mail com nome ou palavras neutras, sem adjetivos ou apelidos. Nada de gatinha1990@gmail.com ou roberto_pegador@hotmail.com pois vai pegar mal junto ao recrutador. Caso necessário, crie um e-mail usando seu nome (mais formal) para colocar no currículo.
Zero erros de português no seu currículo
Outra falha comum nos currículos são os erros de português. Esse é o tipo de erro que vai jogar seu currículo embaixo dos outros. Por isso, revise o seu currículo, leia e releia. Uma boa ideia é pedir que outra pessoa leia o currículo pra você.
Omitir informações do currículo
Outro erro comum para um currículo simples é omitir informações que o candidato considera desfavoráveis, como uma curta permanência nos empregos onde passa. Não esconda nada, pois o entrevistador não é bobo e vai acabar te encurralando. Ser sincero desde a entrevista vai deixar boas impressões com o empregador.
Aliás, sinceridade é o tema a seguir.
JAMAIS minta no seu currículo
Você leu bem né? JAMAIS minta no seu currículo. Tem gente que tenta dar uma inflada nas qualificações, nas experiências profissionais e outras informações para deixar o currículo mais interessante para o empregador. Só que o entrevistador não nasceu ontem, e sabe identificar uma mentira.
Os candidatos são muito criativos nas lorotas, mas a mentira continua com perna curta. E será que mentir no currículo pode dar cadeia? Confira as mentiras mais comuns nos currículos.
Informações desatualizadas
Imagina essa situação: Você fez o seu currículo simples no Word, e deixou na empresa. O recrutador lê o seu currículo simples e objetivo e logo pensa “nossa, essa é a pessoa certa para a vaga”.
Ele pega seu número, tenta ligar pra você… e nada. Número incorreto! Beleza, tem um e-mail no currículo. Mas é o e-mail que você usava na empresa anterior, e também está desatualizado!
Já dá para prever o fim desse conto. A empresa não vai conseguir falar contigo, e você perde a oportunidade de conseguir o emprego.
Parece história de filme, mas acredite: Acontece o tempo todo. Por isso, mantenha o seu currículo atualizado, principalmente nos contatos, nos cursos e experiência profissionais.