Trainee: Veja fatores que vão te destacar na seleção!
Quer se destacar na seleção para trainee? Com a concorrência cada vez maior nos processos seletivos, o básico já não é o suficiente para garantir sua vaga. É necessário ter algum diferencial que chame a atenção dos recrutadores.
Boa faculdade, experiência anterior e domínio do inglês são alguns fatores que podem fazer a diferença no processo seletivo.
Confira com a gente alguns fatores que vão te destacar na seleção para trainee!
Veja também:
- Como enviar currículo por e-mail (com exemplo)
- Como Fazer um Currículo Simples no Word
- Como fazer um currículo simples para primeiro emprego
- Modelo de Currículo Simples para Baixar (grátis)
- Dinâmicas de Grupo para Emprego: Como se dar bem
Como se destacar na seleção para trainee
O trainee é uma pessoa recém formada (ou quase se formando) que as empresas buscam para treinar em determinadas áreas. Os programas de trainee se tornaram a principal porta de entrada para muitas empresas. E os programas estão mais concorridos a cada ano.
Confira algumas características bacanas para se destacar na seleção para trainee:
Faculdade conceituada
As empresas não dizem abertamente, mas mostram que uma formação acadêmica sólida faz a diferença. Ou seja, ter sido aluno de uma faculdade considerada de “primeira linha” (como as estaduais, federais e algumas particulares) pode somar pontos no seu currículo.
Inglês fluente
A maioria das organizações exigem fluência em inglês. A sua habilidade deve ser comprovada nos testes ou entrevistas.
Experiência internacional
Embora este item não seja essencial, ter um intercâmbio no exterior vai contar preciosos pontos. É um fator que demonstra várias habilidades interessantes do candidato.
Autoconhecimento
Além de demonstrar autoconhecimento nas entrevistas e dinâmicas, você deve exercitar o autoconhecimento antes de se inscrever. E se certificar de que tem o perfil adequado para ser trainee. O trainee ocupa vaga em empresas altamente competitivas, o que significa que você poderá ser exposto a situações de pressão. Você aguenta?
Comprometimento
As empresas querem que você “vista a camisa”. Por exemplo, se envolver em trabalho voluntário te dá um baita ponto positivo, pois demonstra comprometimento com a sociedade.
Facilidade com tecnologia
Alguns processos seletivos são bastante digitais, como plataformas totalmente online e jogos virtuais por exemplo. Prepara-se para lidar com elas. Além disso, as empresas estão muito sistematizadas, e não ter um mínimo de intimidade com tecnologia pode ser uma barreira.
Valores
Os recrutadores percebem quando o candidato se identifica com uma companhia e seus valores. Conhecer os valores da empresa é muito importante. Não avance se você se sentir incompatível com eles.
Brilho no olhar
Esse fator é bem subjetivo, e cada um “brilha os olhos” do seu jeito. Mas é tão importante que tem sido o fator de desempate nos processos seletivos. Se você exercitou o autoconhecimento que falamos antes, já sabe o que faz seus olhos brilharem.
Humildade
Tem gente que chega nas últimas etapas da seleção se sentindo tão valioso quanto a última bolachinha do pacote. Por mais que se sinta cheio de si, segure as pontas e não caia nessa. O excesso de confiança pode te fazer cair antes da linha de chegada.