Como Escrever uma Carta de Apresentação?
Você sabe escrever carta de apresentação? Saiba o que é a carta de apresentação, porque ela é importante e como escrever a sua!
Embora esteja caindo em desuso, a carta de apresentação ainda é solicitada por alguns empregadores. Além disso, você pode usar alguma coisa da estratégia de criação da carta de apresentação para outras situações. Por exemplo, para escrever uma mensagem quando for encaminhar o currículo por e-mail.
Resumidamente, a carta deve transmitir quem você é, qual o motivo de se candidatar à vaga e porque você é a melhor opção para ela.
Então vem com a gente descobrir como escrever uma carta de apresentação e conseguir uma entrevista. Conseguiu a entrevista? Siga nossas dicas para se dar bem com o empregador!
Veja também:
- Como fazer um currículo simples para primeiro emprego
- Mentir no currículo é crime? Veja as mais comuns
- Como Fazer um Currículo Simples no Word
- Trainee: Veja fatores que vão te destacar na seleção!
- Trainee: Como funciona o processo seletivo? Entenda!
Qual objetivo da carta de apresentação?
O objetivo final da carta de apresentação é simples: convencer a empresa a marcar uma entrevista contigo.
E como conseguir isso? Mostrando que você é a pessoa certa para aquela posição de emprego. Ou seja, não basta focar só em você, mas também nos benefícios que poderá trazer para a empresa.
Através da carta de apresentação (ou, quem sabe, e-mail de apresentação) você transmite os principais traços da sua personalidade, e o motivo de se candidatar ao emprego. A carta de apresentação deve servir para personalizar a sua candidatura e valorizar suas experiências profissionais.
É bacana considerar as cartas de apresentação como um complemento ao CV. Logo, a sua apresentação não deve ser uma cópia resumida do currículo. Uma carta de apresentação bem elaborada vai conectar o seu percurso profissional, suas competências e as necessidades da empresa.
Como escrever uma carta de apresentação?
Agora que sabemos da importância da carta de apresentação, vamos colocar a mão na massa. Para que a sua carta de apresentação possa alcançar o objetivo de conseguir uma entrevista, inclua informações sobre estes três tópicos:
- Porque a empresa te interessa;
- O que você tem a oferecer para a empresa;
- O que você e a empresa podem fazer juntos.
Estas três informações podem fazer a diferença para o recrutador. Você pode escolher a forma como prefere organizar sua carta de apresentação. Há quem comece se apresentando, outros preferem ressaltar as motivações. O importante é se diferenciar, mas passando a mensagem de que é o candidato certo.
Parece difícil? Nem tanto! Veja cinco dicas que você deve usar ao escrever suas cartas de apresentação.
A quem se destina?
Saiba quem vai receber a sua carta. Se não tiver o nome do empregador/recrutador, coloque o departamento de recursos humanos como destinatário. Se a carta for específica para um anúncio de emprego, mencione o mesmo e a função que você deseja se candidatar.
Chegar chegando
Uma estratégia poderosa, porém perigosa, é começar a carta com originalidade. Poderosa porque funciona, e perigosa porque, se empregada incorretamente, pode colocar tudo a perder logo de cara. Mas é aqui que o seu currículo vai se destacar de todos os outros. Por exemplo: “Em reposta ao anúncio de vaga, possuo as competências profissionais para o perfil desejado”.
Por que chamou sua atenção
Explique os motivos que te trouxeram interesse na vaga. Aqui o truque é pesquisar sobre a empresa, e usar essas informações para mostrar que você é útil para os objetivos da empresa. Utilize seus conhecimentos em Google para isso.
Seja conciso na sua carta de apresentação
Os recrutadores não perdem muito tempo lendo apresentações. Por isso, sua carta de apresentação deve ser clara, concisa e direta. Ser original não significa ser complexo. O resultado final do seu texto depende da sua capacidade de ser conciso, tirando qualquer informação desnecessária. Dica: Sua carta deve ter três ou quatro parágrafos, com frases curtas.
Seja positivo e otimista
Escreva sua carta usando um tom positivo, evitando usar frase negativas. E não minta, pois mentira tem perna curta.
Revise o texto
Entregar uma carta com erros de ortografia vai deixar uma péssima impressão logo de cara. Por isso, confira o seu texto, leia e releia várias vezes. Se possível, peça para outras pessoas lerem também, assim você tem uma ideia de como o recrutador vai reagir ao ler a sua carta, e ainda pode pegar dicas com outras pessoas.
E-mail de apresentação?
Atualmente, uma boa parte dos currículos são enviados por e-mail, e por isso as cartas se transformaram em conteúdo de e-mail.
Mas, apesar de mudar a forma como a carta é entregue, as regras para escrever um e-mail de apresentação com seu currículo continuam as mesmas da carta tradicional.