Como fazer um currículo simples para primeiro emprego

Buscando o primeiro emprego? Confira como fazer um currículo simples para primeiro emprego e aumente suas chances!


Como fazer um currículo simples para primeiro emprego? Preencher um currículo para entrar no mercado de trabalho é um desafio. Ainda mais quando lembramos que o mercado de trabalho é muito competitivo.

A dúvida é: Como você pode parecer o candidato certo para a vaga de emprego, se ainda não tem nenhuma experiência profissional? Fique tranquilo, com algumas dicas é possível fazer um currículo simples para primeiro emprego que faça a diferença.

Todo mundo já passou por esse momento do primeiro currículo – me lembro bem do desespero para escrever esse currículo sem experiência profissional nenhuma.

O segredo para um currículo simples para primeiro emprego é incluir atividades que possam mostrar suas habilidades. Essas atividades podem ser trabalhos casuais, voluntariado, estágios, atividades escolares e comunitárias. Toda experiência conta!

E por onde começar? Minha dica é ganhar tempo usando um modelo de currículo simples e objetivo.

Comece pelo modelo de currículo simples no Word

A primeira dica bacana para quem vai fazer um currículo simples para primeiro emprego é se basear num modelo desse documento. Começar com um modelo é interessante porque fornece uma estrutura para montarmos o nosso currículo, permitindo que você ganhe tempo na elaboração.

curriculo simples

Além disso, o modelo te libera de pensar na formatação desse documento, focando mesmo no conteúdo (ou seja, seus dados).

Nesse exemplo de como fazer um currículo simples para primeiro emprego, vamos usar o modelo de currículo que já ensinamos como fazer aqui no site, e adaptá-lo para quem procura o primeiro emprego ou tenta uma oportunidade como jovem aprendiz.

Esse modelo de currículo tem dados pessoais, objetivo, formação, experiências profissionais e cursos profissionalizantes.

Para baixar o modelo de currículo simples, clique aqui. Se você sabe usar o Word e quiser criar do zero, confira o vídeo abaixo que mostra como é rápido e fácil montar esse elegante currículo.


Veja também:


Currículo simples para primeiro emprego

Bom, agora que temos um modelo de currículo para seguir, vai ficar mais fácil o nosso trabalho – só focar no conteúdo e continuar mantendo a estética atual.

É importante dizer que a experiência profissional de uma pessoa não é o fator mais importante de um currículo quando se trata da procura pelo primeiro emprego.

O candidato que teve uma vida acadêmica dinâmica pode ter boas chances nessa hora. Instituições de ensino bem conceituadas, participações em eventos, dominar línguas estrangeiras e proatividade demonstram que o candidato possui um perfil diferenciado.

Bora transformar esse documento no perfeito currículo para primeiro emprego? Certifique-se de sempre destacar seus pontos fortes que tem a ver com a vaga desejada.

O que colocar em Objetivo?

No currículo, o campo OBJETIVO é um dos mais importantes. Se você está buscando o primeiro emprego, pode preencher essa seção como “Buscando primeira oportunidade de emprego” ou “Primeiro emprego”. Só isso.

Caso você esteja de olho num cargo específico, acrescente ao objetivo. Por exemplo “Auxiliar de Vendas (primeiro emprego)”. Ou “Buscando primeiro emprego como Auxiliar de Vendas”. Assim você direciona o seu currículo para a vaga anunciada e, ao mesmo tempo, informa que é o primeiro emprego.

Alguns exemplos de currículo disponíveis na internet trocam o objetivo por um pequeno texto de apresentação, ressaltando as qualidades do candidato. Veja um exemplo:

Sou um estudante motivado do curso de Marketing da Faculdade Estácio de Sá. Ansioso por ingressar na Araraquara Transportes como auxiliar de marketing para auxiliar na criação de materiais de marketing e relacionamento com os clientes. Possuo formação teórica em comportamento do consumidor, experiência na organização de eventos e marketing digital.

Viu só que interessante? Esse tipo de texto normalmente fica numa carta de apresentação. Porém o jovem resumiu tudo em um parágrafo e colocou no currículo. Ele demonstrou nesse parágrafo como pode contribuir para a empresa e deu uma pincelada nas experiências que possui (mesmo que seja uma experiência teórica, ou seja, baseada em leitura). Além, claro, de mostrar ter uma boa redação.

Se você der conta de fazer um resumo bacana como esse, pode colocar no currículo no lugar do objetivo (se quiser, pode até mudar o titulo da seção de OBJETIVO para APRESENTAÇÃO). Escreva algo bem aderente ao que pede a vaga. Se não, siga a dica anterior (“Buscando primeira oportunidade de emprego” ou “Primeiro emprego”) e bola pra frente.

currículo simples para primeiro emprego
imagem: unsplash

Formação acadêmica

Depois de superar a difícil missão de preencher o campo OBJETIVO do nosso currículo simples para primeiro emprego, o próximo a preencher é o campo FORMAÇÃO.

Aqui é fácil, o objetivo é informar a empresa sobre o seu nível de escolaridade. Basta colocar qual nível de ensino (ensino médio, graduação com o nome do curso, etc) e a instituição que está frequentando ou que concluiu o curso.

Caso você não tenha se formado no curso, é bom colocar a data de término previsto para o empregador ter uma noção de quando você vai concluir. Acrescente a informação de “cursando” com o semestre, no caso de curso superior.

O que colocar em Experiência Profissional no currículo simples para primeiro emprego

Esta é a parte do documento que mostra a trajetória profissional, e que deixa muitas dúvidas no caso de quem está preenchendo o currículo simples para primeiro emprego. Mesmo que ainda não tenha trabalhado formalmente, ainda assim você possui várias experiências de vida que podem ser valiosas na procura de emprego.

Os especialistas dão várias dicas nessa parte. O espaço pode ser usado para citar atividades similares durante a vida acadêmica, por exemplo.

Não se esqueça de mencionar trabalhos voluntários, participação em grupos ou comissões na escola ou entidades (como igreja). As habilidades que você desenvolveu ao fazer essas coisas podem chamar a atenção dos empregadores.

Principalmente se deu algum resultado bacana depois (lembre-se que os empregadores adoram números e resultados). Essas atividades fornecem experiências ricas no mundo real, desenvolvendo boas habilidades nos candidatos.

Por exemplo, o estudante de programação que fez o site para um evento da igreja e teve X acessos. Ou o administrador que fez parte da organização de um workshop na universidade com X inscritos, etc.

Além disso, também é bacana adicionar experiências importantes não relacionadas diretamente a trabalho, como a realização de um intercâmbio, a conclusão de trabalhos de curso, o trabalho em empresas juniores ou projetos de iniciação à pesquisa. Mas não esqueça que essas experiências devem ter a ver com a vaga pretendida.

Se você não participa de trabalhos voluntários, eventos ou projetos de pesquisa da sua universidade (ou escola), não perca tempo e fale com seus professores. Isso vai fazer a diferença na hora de procurar um emprego.

Cursos profissionalizantes

Também conhecido como cursos extracurriculares, aqui você deve listar os cursos feitos fora da escola/universidade.Vale dizer que os cursos profissionalizantes deixam o currículo simples para primeiro emprego mais atraente, pois demonstram o desenvolvimento de competências importantes para o mercado de trabalho.

Inclusive, esses cursos extracurriculares adicionais podem fazer a diferença entre você e outros candidatos.

Portanto, caso você tenha pouca ou nenhuma experiência profissional, faz sentido investir em atividades que se destaquem nesse aspecto, como curso de idiomas, cursos gratuitos, cursos online, etc.

Por fim, temos as informações complementares.

Informações complementares

Alguns modelos de currículo simples para primeiro emprego possui a seção de informações complementares. Aqui entram todas as informações que possam auxiliar a criar uma imagem de quem é você (como candidato e como pessoa).

Viagens, atividades na escola, na sua comunidade ou temporárias, serviços comunitários, prêmios, enfim, tudo aquilo que pode ajudar a aproximar você da vaga desejada. Você pode estar se perguntando: o que isso vai importar, se o que eu quero é um emprego?

Essas informações complementares ajudam o recrutador a traçar seu perfil. Entre um candidato que ajuda em campanhas comunitárias ou que já viajou e outro que só ficou em casa jogando videogame, qual você chamaria para a entrevista? Aí está a sua resposta.

E se você não tem nada além do seu curso para colocar no currículo… não tem mágica. Está na hora de começar a fazer algo mais, para ter o que contar e para conhecer pessoas. Isso faz toda diferença na busca do primeiro emprego.

Importante: Se você não tiver muita coisa – ou mesmo nenhuma experiência ou curso – para colocar no seu currículo, não invente coisas. O entrevistador não é bobo, e mentir no currículo é uma das piores coisas que você pode fazer.

currículo simples para primeiro emprego
imagem: pexels

Dicas para melhorar seu currículo simples para primeiro emprego

O currículo mostra um breve panorama da nossa carreira profissional e do que podemos oferecer para a empresa, em termos de conhecimento e experiência. É uma forma importante do candidato se apresentar para o empregador. É o seu cartão de visita ao empregador, o primeiro contato.

Por tudo isso, ter um currículo simples, objetivo e bem redigido pode ser um fator decisivo para que você tenha uma chance de receber o convite para entrevista.

O problema é que preencher o currículo para primeiro emprego com suas habilidades não é uma tarefa fácil. Ainda mais quando a vaga possui concorrência.

Confira algumas dicas complementares para preencher seu currículo simples para primeiro emprego:

Diversifique seu perfil

O seu currículo deve mostrar não só toda a experiência profissional que você tenha, mas também outras experiências que foram importantes para o seu crescimento pessoal. Para que você se destaque entre os candidatos, é importante que você destaque as características que te tornam único(a).

Comece cedo e se atualize

A sua valorização deve começar o quanto antes. Algumas competências demorarm muito tempo para dominar, como aprender uma língua estrangeira. Se você deseja trabalhar numa determinada área, pesquise as habilidades que as empresas dessa área mais valorizam nos candidatos e comece a buscar essas habilidades.

currículo primeiro emprego
imagem: pexels

Leia, releia e… leia de novo

O texto do seu currículo deve ser fácil, claro e fácil de entender. Não tenha preguiça de revisar o documento. Entregar um currículo com erros de português vai te colocar no fim da fila, ou até tirar da disputa pela vaga.

Seja simples

Tenha atenção à facilidade de leitura do seu currículo. Um currículo de difícil compreensão pode levar o empregador a desistir de te conhecer. Só pra reforçar, o nosso modelo de currículo é simples e objetivo.

Menos é mais

Uma dica muito importante na hora de criar um currículo, é: menos é mais. Não queira criar um currículo com mais de 2 páginas (principalmente se você estiver em início de carreira). Os recrutadores preferem currículos cuja leitura seja fácil e breve. Seu currículo deve ser conciso, de leitura fácil, com ênfase nas informações corretas.

Direcione o seu currículo para a vaga

Um detalhe importante é criar o currículo especialmente para cada vaga de emprego pretendida. Dependendo da área da vaga, você pode adicionar/retirar experiências e cursos, deixando o currículo mais aderente à vaga.

Evite o comum (quando possível)

“Sou criativo e trabalho bem em equipe”. É uma frase que soa bem, mas está em 99% dos currículos. Por isso é bom evitar os clichês. Descrever suas qualidades de forma diferente vai chamar atenção do empregador.

Mantenha os dados atualizados

Seu currículo precisa estar sempre atualizado: você nunca sabe quando alguém vai solicitá-lo e se deixar para atualizar em cima da hora você não terá tempo para revisá-lo. Atualizar sempre que mudar de cargo, ou receber novas atribuições no trabalho é uma boa estratégia… assim, você não esquece de citar algo que possa ser importante


Leia Também



Dicas de Leitura



voltar ao topo ↑