Dinâmicas de Grupo para Emprego: Como se dar bem
Confira dicas para dinâmicas de grupo para emprego: O que é avaliado, como se dar bem e quais os erros que os candidatos mais cometem!
Dinâmicas de Grupo para Emprego: Como se dar bem? A dinâmica de grupo é um dos recursos mais utilizados pelas empresas para avaliar vários aspectos dos candidatos.
Na dinâmica de grupo, é possível ver como o candidato se relaciona com outras pessoas, suas atitudes se adequam ao perfil da instituição e até se o candidato tem as características para a vaga oferecida.
Mas não é fácil ter sucesso em um procedimento com tantas exigências como: desinibição, criatividade, altos níveis de concentração e envolvimento. Eu mesmo, como pessoa tímida que sou, sempre fico mal avaliado nas dinâmicas em grupo.
Isso porque eu não conhecia essas dicas para se dar bem nas dinâmicas de grupo para emprego. Confira comigo!
Veja também:
- Trainee: Como funciona o processo seletivo? Entenda!
- Como enviar currículo por e-mail (com exemplo)
- Como Fazer um Currículo Simples no Word
- Como fazer um currículo simples para primeiro emprego
- Como Escrever uma Carta de Apresentação?
Dinâmicas de Grupo para Emprego: Como se dar bem
De uma forma simples, as dinâmicas de grupo para emprego são um meio dos recrutadores identificarem várias características dos candidatos, como:
- Colaboração;
- Iniciativa;
- Busca de soluções com poucos recursos;
- Comunicação;
- Compartilhamento de dados;
- Busca do resultado;
Com dicas de psicólogos e especialistas em recrutamento e seleção, vamos revelar como se dar bem nas dinâmicas de grupo para emprego. Preste atenção e boa sorte nas próximas dinâmicas!
Antes das dinâmicas
Esteja descansado. Na noite anterior, antes de dormir, procure comer alimentos leves, tente descansar o corpo e não ir para a cama muito tarde. Como não sabemos a duração das dinâmicas para emprego, estar descansado é fundamental.
Estude a empresa. Outra falha comum é que muitos candidatos chegam perdidos para a dinâmica de emprego. Faça diferente. Esteja bem informado sobre a empresa. Acesse o site e busque informações com amigos ou conhecidos que atuem na área.
Evite atrasos. Essa é clássica: Chegue um pouco antes ao local para evitar aumentar sua ansiedade e prevenir contratempos. Ao se familiarizar com o ambiente, você vai ficar menos nervoso(a).
Cuidado com a aparência. Outra dica valiosa: O sapato que você calça revela muito sobre a aparência da pessoa, e os recrutadores reparam nisso. Portanto, o calçado deve estar sempre bem cuidado. Não precisa ser um calçado novo, mas que esteja pelo menos limpo e/ou engraxado. E vista uma roupa confortável.
Durante as dinâmicas de grupo
Seja honesto e tenha iniciativa. O mais importante é sempre falar a verdade, apresentar relatos da sua própria experiencia. Você deve ser responsável por tudo o que acontecer e participar ativamente. Se algo não der certo, não se faça de vítima e assuma suas atitudes. Não se esconda!
Seja você mesmo. Os profissionais que estão recrutando tem um perfil que você não conhece. Se você tentar ser o que não é, vai correr dois riscos: poderá ser selecionado e cobrado pelo que demonstrou na dinâmica… ou poderá perder a posição por não ter o perfil que eles estavam selecionando.
Não exagere na autopromoção. Claro que você tem que “vender o seu peixe”, mas não pega bem exagerar. Exibicionismo não é adequado durante o processo.
Seja participativo. Participe das dinâmicas de grupo, discuta com os outros integrantes e aproveite a para demonstrar o seu perfil e como trabalha em grupo. Mas lembre das dicas anteriores: seja você mesmo e não exagere.
Diferencie-se dos colegas. Lembre-se de que as dinâmicas de grupo para emprego servem para expor as personalidades dos participantes. Como todos ali são seus concorrentes, observe o comportamento de cada um deles de forma estratégica, e tente usar a seu favor ou encontre formas de fazer diferente. Claro, com respeito e sem desmerecer ninguém.
Bom humor é fundamental. Medo e insegurança podem muitas vezes acompanhar o candidato durante o processo. Driblar esses obstáculos com bom humor vai fazer a diferença nos resultados.
Tenha clareza ao falar. Saber se expressar é fundamental para ser compreendido pelos recrutadores. Aliás, boa comunicação é um fator importante na avaliação da dinâmica para emprego.
Cuidados com a manipulação. Dar o “jeitinho brasileiro” e querer manipular a avaliação como, por exemplo, tentar forçosamente conquistar a simpatia dos recrutadores, só contam pontos negativos.
E por fim…
Mantenha a autoestima intacta ao termino do processo. Por mais que o seu desempenho não tenha sido o melhor, fique tranquilo(a) e depois faça uma análise do que poderia ter feito diferente para que o resultado final fosse mais satisfatório.
Deveria ter falado mais? ou falado menos? Poderia ter tomado alguma atitude e deixou a oportunidade passar? Os critérios de avaliação não ficaram claros para você?
Todos esses são pontos que precisamos avaliar para poder se dar bem nas próximas dinâmicas. Principalmente os tímidos, como eu.
Principais erros nas dinâmicas de grupo
E quais são os erros mais comuns que os candidatos cometem nas dinâmicas de grupo para emprego? Saber o que o pessoal mais costuma falhar é outra informação valiosa para que a gente saiba o que não fazer na dinâmica.
O site Vagas pesquisou algumas falhas que acontecem direto, e notei que já cometi várias delas. Não faça o mesmo!
Veja a seguir os erros mais comuns das dinâmicas de grupo para emprego e como evitá-las.
Se passar pelo perfil desejado. Você até pode pensar que sabe o que empresa procura, e tentar simular ser esse perfil. Mas não é bem assim, pois quem sabe o perfil necessário é a empresa, e os recrutadores sabem identificar quem está fingindo.
Falar demais. Se você for “falante” precisa ter o bom senso de saber parar para deixar os outros participarem. Além de atrapalhar o andamento da dinâmica, ainda desvia o foco e atrapalha a participação dos outros.
Não falar. Segundo os recrutadores, não falar é pior que falar demais. Tem gente que não abre a boca nas dinâmicas, o que prejudica a sua avaliação. Esse era o meu perfil. Descobri que se você pode falar pouco, mas falar bonito – ou seja, falar algo pertinente – já vai ganhar muitos pontos.
Querer competir. Ser uma pessoa competitiva não é ruim, desde que seja na dose certa. Cuide para manter a boa educação e não “atropelar” os colegas pela vaga durante as dinâmicas de grupo para emprego.
Fazer a dinâmica sozinho. A dinâmica de grupo permite avaliar como os participantes trabalham em grupo. Ou seja, cada um deve ter uma parcela de participação, e todos devem ser ouvidos.
Não conhecer a empresa. Imagina uma etapa da dinâmica perguntar sobre um produto, e você responder citando o concorrente. É uma falha grave, que vai te custar a vaga. Então, acesse o site e as redes sociais da empresa e faça o favor de saber TUDO sobre ela.
Vestir-se de forma inadequada. Terno e gravata ou jeans e camiseta? Depende da empresa. É importante fazer a leitura do ambiente de trabalho e tem bom senso na escolha do que vestir.
Questionar o processo de seleção. Já tive vontade de questionar certas coisas sobre o processo seletivo (e a própria dinâmica em si), mas as dinâmicas de grupo para emprego não são o momento mais adequado para isso. O correto é procurar alguém responsável pelo processo, e entrar em contato formalmente via e-mail ou telefone.
Excesso de confiança. Algumas pessoas se sentem tão a vontade que exageram na dose. Fazem piadinhas e brincadeiras desnecessárias. Você pode e deve expor suas ideias, só não esqueça de fazer da forma correta. Tudo está sendo avaliado.