Perguntas de entrevista de emprego e respostas (atualizado 2024)

Separamos as 10 perguntas de entrevista de emprego mais comuns em 2024. Confira dicas para se preparar e conquiste a vaga!


Perguntas de entrevista de emprego: Você está pronto para dar as respostas certas? A entrevista geralmente é um momento em que a gente treme na base. Por isso é importante estar preparado para as perguntas de entrevista de emprego. Separamos as perguntas de entrevista de emprego mais comuns em 2024. Confira e esteja pronto para encarar esse desafio!

10 perguntas de entrevista de emprego e respostas

Então você conseguiu uma entrevista de emprego? Que maravilha!

Todos sabemos que a entrevista de emprego é o momento mais importante na conquista da oportunidade de trabalho. Geralmente é uma das últimas etapas para conseguir aquela vaga. Aí junta a ansiedade com o medo de perder a oportunidade, mais a vontade de convencer o entrevistador que a vaga deve ser sua… parece complicado.


Veja também:


Mas é possível se dar bem, principalmente se você estiver preparado para as perguntas de entrevista de emprego. Veja, não queremos que você minta na sua entrevista. Seja sempre sincero.

Aliás, se tivessem as duas dicas principais para responder as perguntas de entrevista de emprego, elas seriam:

Outra dica bacana é: não enrole a resposta, dizendo a mesma coisa várias vezes. Além de cansar o entrevistador, ainda pode falar de mais e se contradizer. Encurte a sua resposta, pois aproximadamente um minuto é suficiente para responder a pergunta e ainda contar experiências positivas que teve.

Para te preparar para o desafio da conversa com o gestor da empresa, separamos 10 perguntas de entrevista de emprego que os recrutadores fazem em 2024 e dicas para você responder da forma certa.

As 10 perguntas de entrevista de emprego que os recrutadores fazem em 2024 são:

Vem conferir as respostas com a gente!

1- Por que você está mudando de emprego?

Essa pergunta é um campo minado. Qualquer deslize e… bomba! Se você falar demais, corre um risco muito grande de ser deixado de lado.

NUNCA, eu disse NUNCA fale mal da sua empresa anterior (ou atual), nem dos seus ex-superiores. Isso pega muito mal, e vai dar impressão de que depois você vai falar mal dessa empresa também.

O melhor é falar pontos fortes da sua empresa atual e dizer que está buscando evoluir profissionalmente, novos desafios, aprender coisas novas, ocupar novas funções, etc.

2- Por que você foi demitido?

Essa pergunta é para encurralar o candidato, momento em que o entrevistador quer saber se você fez alguma meleca no emprego anterior.

E agora, como responder sem queimar a empresa anterior na frente do entrevistador?

Bom, a resposta não pode causar uma má impressão a seu respeito. Se a empresa faliu ou a filial fechou não tem problema em falar diretamente, pois não foi culpa sua (ah e não atribua a culpa disso a ninguém).

A melhor saída é dizer que você busca um caminho diferente do direcionamento estratégico da empresa onde trabalhava. Mas tenha alguma resposta na ponta da língua se o entrevistador perguntar o porquê.

Outra opção é dizer que sentia não estar contribuindo para a empresa.

3- Por que quer trabalhar aqui?

“Porque eu preciso pagar meus boletos!” seria uma resposta sincera. Mas não é a melhor coisa a se dizer para o entrevistador. Por isso que estamos aqui para te ajudar com as respostas das perguntas de entrevista de emprego.

Uma resposta bacana é dizer que você curte a visão da empresa, suas ações, sua comunicação, seu fundador. Nesse caso, é bacana acessar o site da empresa (ou as redes sociais) antes da entrevista e conferir qual a missão e visão do lugar (vai que o entrevistador te pergunte sobre isso).

Ou você pode falar que enxerga a empresa como referência e bom exemplo no seu segmento, um lugar onde possa crescer, aprender, etc.

perguntas da entrevista de emprego
imagem: freeimages

4- Quais suas principais realizações ao longo da carreira?

Algumas perguntas de entrevista de emprego são bem complexas de responder, e essa é uma delas. Embora pareça simples, muitas vezes não estamos preparados para fazer essa retrospectiva.

A dica aqui é fazer essa reflexão antes da entrevista. Melhor, faça agora! Anote coisas positivas, como ganhos, lucros, aumento de clientes, ganho de tempo após agilizar processos, organização do estoque, etc.

As funções fora da área de vendas não geram lucros diretamente, como um motorista. Se você for motorista por exemplo, marque a viagem mais longa, ou a mais desafiadora, ou a que você transportou alguém importante, ou quanto tempo ficou sem levar uma multa (não causar prejuízos também é uma realização muito importante).

Depois coloque em ordem, do que ofereceu mais retorno para a empresa para os outros.

Embora você tenha uma carreira cheia de excelentes resultados, separe uns 3 de mais impacto e use-os para responder essa questão. Importante: não INVENTE coisas mirabolantes, o entrevistador não é bobo.

5- Quais seus principais fracassos?

É amigos, as perguntas de entrevista de emprego na maioria das vezes parecem pegadinha. Essa é outra delas. Como responder essa pergunta para emprego sem parecer ser um profissional ruim ou inadequado para a vaga?

Na verdade, não devemos ter medo de contar os problemas que tivemos em outros empregos. Mas claro, sem falar mal de ninguém ou da antiga empresa.

Para reverter essa pergunta a seu favor, coloque ênfase em como conseguiu vencer as dificuldades. Mostre que foi sábio ao lidar com a situação, e no que aprendeu com isso. Assim você pode mostrar que sabe lidar com adversidades e transforma os obstáculos em aprendizado.

6- Quais seus pontos fortes?

Essa é outra comum nas entrevistas de emprego em 2024. Parece fácil falar bem de si mesmo, mas não é. O entrevistador também pode usar essa pergunta para ver se você contradiz uma resposta anterior.

A dica é responder com moderação. Cuidado para não se perder contando vantagens demais sobre si mesmo – vai parecer que tem o ego inflado. E ninguém gosta disso.

Separe umas 3 ou 4 qualidades suas reais (nada de inventar), e dê exemplos práticos de como elas são importantes no ambiente de trabalho e na entrega de resultados.

7- Que pontos em seu comportamento ainda precisam ser desenvolvidos?

Essa é a outra pegadinha nas perguntas feitas nas entrevistas de emprego. A gente fica com medo de revelar alguma fragilidade que possa nos colocar pra escanteio, e por isso recorre a respostas como “perfeccionismo”.O problema é que todo mundo responde isso (eu mesmo já soltei essa numa entrevista).

Mas no meu caso é defeito mesmo. Porque isso faz com que eu atrase a entrega das tarefas por ficar procurando erros e fazendo melhorias desnecessárias. Mas em compensação, a qualidade do que vou entregar geralmente supera as expectativas.

Viu só? É assim que a gente vende os nossos defeitos: Colocando eles a nosso favor ao focar no que eles nos ajudam. Sim eles nos ajudam, pois tudo tem um lado bom e um lado ruim.

Voltando ao exemplo do motorista, o profissional que tem medo também é moroso por fazer as coisas do jeito mais difícil. Mas ele dificilmente vai pegar um atalho que cause riscos a ele ou ao veículo. E é isso que o entrevistado deve enfatizar.

Outro exemplo de defeito que falo nas entrevistas é a timidez. De fato, ela me fez perder muitas oportunidades no trabalho (e na vida). Mas pessoas tímidas são mais aptas para tarefas que exigem concentração. E estou evoluindo bastante na forma de lidar com ela, aprimorando outras formas de comunicação.

Resumindo: Para responder esse tipo de pergunta, tente identificar os seus defeitos (enquanto profissional, não conta dizer que é um péssimo pai), e se esforce em imaginar como eles contribuem para que os seus resultados sejam melhores ou tragam retorno para a empresa. Se você não encontrar um lado positivo para o defeito escolhido, ou seja um defeito complicado para o ambiente de trabalho, risque esse da lista e pegue outro.

Mas tenha bom senso para não comprometer sua entrevista. Dizer que não sabe trabalhar em equipe, tem dificuldade com informática, não respeita hierarquia, e outros desse tipo vão te tirar da lista.

perguntas da entrevista de emprego
imagem: unsplash

8- Consegue trabalhar sob pressão?

Quando o recrutador faz essa pergunta na entrevista de emprego, já fico com a pulga atrás da orelha. De que pressão estamos falando? Quem estava na vaga antes saiu da empresa por excesso de cobrança?

Nesse momento, costumo perguntar qual o tipo de pressão existe nessa vaga. Quem sabe, esse emprego não seja pra mim. Aliás, em breve vamos falar aqui sobre as perguntas que você deve fazer na entrevista de emprego.

Bom, pressão e situações estressantes existem em vários aspectos da vida, e cada um sabe qual seu jeito de lidar com ela. No ambiente de trabalho, leva um tempo até a gente saber como encarar isso, com nossos superiores, com os clientes, etc.

Por isso, seja sincero e conte exemplos de momentos de pressão no trabalho pelos quais você superou. Exemplos vividos em empregos anteriores são uma boa alternativa. Não se esqueça que todos suportamos o estresse até um certo ponto (não somos robôs), e estar cientes de qual é esse limite nos faz profissionais melhores.

9- O que faz nas horas vagas?

Essa pergunta de entrevista tem cara de flerte, e na verdade revela muito sobre o seu lado pessoal. O recrutador vai montar uma imagem sobre você com base na sua resposta e, obviamente, ver se essa imagem se encaixa no perfil que a empresa busca.

Seja sincero, diga o tempo que tem para família, amigos, lazer, religião, etc, como qualquer pessoa comum. Mas não tente ser o garoto/garota perfeito.

Ler livros, fazer cursos/aprender coisas novas, praticar esportes, trabalhos de caridade são coisas que devem ser ditas se você realmente as faz. Por exemplo, se você responder que gosta de ler nas horas vagas, é 100% de certeza que vão te perguntar quais últimos livros você leu.

10- Por que devo te contratar?

Outra pergunta clássica das entrevistas de emprego que continua frequente em 2024. É nessa hora que você deve brilhar e mostrar que o entrevistador está diante da pessoa certa para o trabalho.

Dizer que está “precisando do emprego”, que “merece uma chance” ou que o “aluguel está vencendo” são argumentos tristes… mas que não te ajudarão a conquistar a vaga.

Para defender que você é o cara para esta vaga não basta ter as palavras certas; Você deve convencer o recrutador disso. Uma pesquisa americana revela que os recrutadores tem uma queda por candidatos empolgados que realmente amam o que fazem.

E como fazer isso? Usando recursos de marketing pessoal, mostrando aquele brilho no olhar, vontade de fazer, de aprender coisas novas e (claro) contribuir para o crescimento da empresa.

Lembre das respostas anteriores e foque nas qualidades que você possui, habilidades e experiências.

Além disso, eles querem saber se, de fato, seus objetivos estão alinhados com a visão da empresa.

Por isso, pesquise antes sobre a empresa, leia o anúncio da vaga e veja como as suas qualidades (que você já mencionou nas respostas anteriores) se encaixam na vaga e na cultura da empresa.


Leia Também



Dicas de Leitura



voltar ao topo ↑