Redes Sociais: Cuidados para quem está buscando emprego
Os recrutadores estão analisando as redes sociais dos candidatos às vagas de emprego. O que suas redes sociais dizem sobre você?
Redes Sociais: Cuidados para quem está buscando emprego: Atualmente, é uma prática comum dos recrutadores visitar as redes sociais dos candidatos. O objetivo é obvio: traçar um perfil do candidato e avaliar se ele está de acordo com a visão da empresa.
Por isso, as suas redes sociais são peças fundamentais na procura de emprego. E por isso, elas podem até mesmo ser o motivo de você não participar de tantas entrevistas quanto deveria.
Comportamentos inadequados, polêmicas, preconceitos, fake news e até posições políticas podem atrapalhar a sua avaliação junto às empresas. Faça esse exercício: Se você fosse o empregador, contraria uma pessoa com perfil nas redes semelhante ao seu… ou alguma coisa o deixaria desconfiado?
Veja também:
- Perguntas de entrevista de emprego e respostas (atualizado 2024)
- Entrevista de emprego: Como se dar bem (atualizado 2024)
Cuidados com perfil nas redes para quem busca emprego
As redes sociais estão sendo cada vez mais usadas pelas empresas para encontrar novos talentos. Por isso é importante manter os perfis atualizados em plataformas como Facebook, LinkedIn e Instagram. Mas também não vale atualizar com memes; prefira colocar coisas relacionadas à área de trabalho que você tem interesse.
Conheça os cuidados que você deve ter com seus perfis nas redes sociais:
1- Mantenha o Linkedin atualizado
O primeiro passo é manter um perfil atualizado na maior rede social voltada a profissionais e temas relacionados a carreira e trabalho. Com 500 milhões de usuários em todo o mundo, o Linkedin é utilizado pela maioria dosempregadores para avaliar os candidatos. Algumas pesquisas em grandes empresas afirmam isso.
Por isso, é importante evitar perfis desatualizados ou incompletos, e tendo o cuidado de postar apenas sobre temas profissionais. Porém não adianta criar o perfil e deixá-lo vazio. Lembre-se que o recrutador podem usar o seu perfil no Linkedin como a sua apresentação oficial.
2- Não minta
Outra coisa importante é não publicar conteúdo falso nos seus perfis. Todos nos sentimos tentados a maquiar uma coisa ou outra na nossa vida profissional… mas devemos lembrar que os empregadores descartam candidatos depois de checarem que alguma informação publicada não é real.
Vale lembrar que tudo que você coloca no seu perfil pode facilmente ser confirmado ou desmentido com um telefonema ou pesquisa no Google. E você terá as consequências na sua reputação e credibilidade. Aliás, já falamos sobre mentiras no currículo.
3- Exponha suas qualidades
Especialistas em personal branding ou recrutamento destacam a importância de procurar a diferenciação ou seja, de construirmos perfis que valorizem as nossas características específicas. Para encontrar estas qualidades, será necessário um pouco de autoconhecimento. Então procure identificar quais das tuas características são mais importantes –e valorizadas pelos recrutadores.
4- Escolha as imagens certas
Um dos conselhos dos especialistas relacionados à imagem é colocar a mesma foto de perfil em todas as plataformas em que estamos presentes. Esta é uma forma de associar coerência à sua imagem profissional.
Pela mesma razão é importante evitar fotografias que poderão levar o empregador a desconsiderar o seu perfil. Eu sei, tem fotos que são importantes e refletem a sua personalidade… Mas é como dissemos anteriormente, a fotografia errada (julgada de acordo com a sensibilidade do recrutador) pode ser o obstáculo que te separa do emprego perfeito.
5- Seja ativo
Já ouviu falar em networking? É o que você deve fazer com profissionais das suas áreas de interesse.
Mais do que estar presente em todas as redes sociais, a chave para encontrar o emprego certo pode estar na construção de boas conexões profissionais. Esta é uma forma de atrair as pessoas que te interessam (e que podem contratá-lo) ao seu perfil.
E como fazer isso? Publicando conteúdo relacionado, aumentando sua rede de contatos ou pela interação com conteúdos publicados pelo empregador do teu interesse.
6- Conheça o empregador
Caso esteja de olho em alguma vaga específica, estude bem a empresa ou instituição que pretende se candidatar. Como temos muita informação disponível online, será possível saber mais sobre o trabalho desempenhado, as pessoas que já trabalham lá, ou quais contatos você tem atuando na empresa.
Dessa forma, você consegue até criar um plano de ação, fazendo com que o teu currículo e seus perfis nas redes sociais se enquadrem com perfeição na vaga desejada.
7- Crie a sua marca
Uma última dica par ao Linkedin: Publique com alguma regularidade os projetos nos quais você está envolvido, deixando opiniões e críticas construtivas. Assim as empresas vão conhecer as suas opiniões, sua forma de pensar e encarar a vida. Evite publicações pouco relacionadas a temas profissionais.
Em suma, se você quer que as suas redes sociais te ajudem a encontrar um emprego, ouça o que digo: A melhor estratégia é interagir e postar conteúdos que estejam alinhados às políticas das empresas. Por mais que as instituições preguem o respeito à diversidade, elas podem ser bem tradicionais na hora de escolher seus colaboradores.