O que as empresas olham as redes sociais antes de contratar? Descubra!
Descubra o que as empresas olham as redes sociais para você não correr risco de perder vagas ou ser demitido!
Atualmente, as empresas olham as redes sociais dos candidatos a emprego. O objetivo é conhecer mais sobre o candidato, e ter certeza de que seu perfil é compatível com a vaga e a empresa como um todo.
Na verdade, as empresas vão além. Uma pesquisa mostrou que algumas delas observam os posts dos funcionários nas redes sociais. E pior ainda, você pode até ser demitido dependendo do que publica nas redes.
Vamos entender melhor o que as empresas olham as redes sociais para você não correr risco de perder vagas ou ser demitido por postagens no instagram, tiktok e outras redes.
Veja também:
- Trainee: Como se comportar ao chegar na empresa?
- 6 coisas que as empresas valorizam nos candidatos!
- Jovem: 3 maneiras de entrar no mercado de trabalho
- 3 Dicas para jovens buscando emprego
- VAGAS DE EMPREGO: Confira lista (atualizada hoje)
Qual a influência das redes sociais na procura de emprego?
A novidade é que uma pesquisa recente do Instituto Ibero Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC) e publicado na revista Você S.A. aponta que cada vez mais empresas monitoram o comportamento dos candidatos a emprego e dos empregados nas redes sociais.
E o que as empresas buscam?
As empresas olham as redes sociais para saber o seu posicionamento religioso, político ou até o vínculo com torcidas organizadas. Outras coisas que também são analisadas são a presença de fotos com conteúdo constrangedor e manifestações de intolerância e/ou preconceito.
Mas porque as empresas olham as redes sociais?
Nas redes sociais postamos o que fazemos nas horas vagas, nossas opiniões, e muitas outras coisas sem qualquer intenção. E tudo isso diz muito sobre a nossa personalidade. Então as empresas conseguem traçar o seu perfil (quem você é de verdade fora do trabalho) com o que você posta e comenta.
Quando você está buscando um emprego, o que você posta pode ser o motivo de você conquistar a vaga ou não. Mas vale manter o bom senso mesmo depois de contratado. A pesquisa do IBRC diz que as pessoas esquecem de preservar sua imagem digital depois de empregadas.
Quando você é funcionário, a empresa pode entender um post seu como sendo comportamento inadequado. Ou incompatível com a opinião da própria empresa. Imagina, por exemplo, você fazer uma crítica negativa de um evento que a sua empresa patrocina.
Mas é possível a demissão em razão do conteúdo de post em rede social do empregado?
Pode parecer bobo, mas SIM: é possível a demissão em razão do conteúdo de post em rede social do empregado. O empregado pode ser demitido por justa causa por conta de post nas redes sociais.
Como usar as redes sociais sem prejudicar sua vida profissional
Depois de saber que as empresas olham as redes sociais, a gente fica até com medo de postar alguma coisa. Ou do que já foi postado.
Fique tranquilo, não precisa apagar seus perfis nas redes sociais.
Nós já falamos aqui no site os cuidados que o candidato a emprego deve ter com suas redes sociais.
Confira mais dicas de como usar suas redes sociais sem prejudicar sua vida profissional:
- Evite postar ou compartilhar opiniões polêmicas (principalmente as que envolvem posições radicais sobre política, futebol, religião, sexo e assuntos controversos em geral).
- Pense antes de escrever seu post. Depois de publicado, dificilmente você conseguirá apagá-lo.
- Escreva sobre assuntos importantes para sua vida profissional. Comente de forma a valorizar sua imagem pessoal (mas cuidado para não parecer uma pessoa orgulhosa demais).
- Fotos constrangedoras, que envolvam roupas inadequadas, bebida, sexo e drogas não devem ser publicadas.
- Não fale mal de colegas, do chefe, nem da empresa (nem por meio de indiretas). Eles podem ficar sabendo, e ninguém vai querer contratar quem vive reclamando.
- Evite aceitar pedidos de desconhecidos para fazer parte da sua rede. Mas se o chefe quiser te seguir, aceite o convite e redobre a atenção com o que posta na rede.
Resumindo
As empresas devem alertar os candidatos e funcionários que suas redes sociais podem ser acessadas ou monitoradas. Ou seja, as empresas têm o direito de investigar as redes sociais dos candidatos, mas devem fazer isso de forma transparente, ética e justa.
E nós, candidatos e empregados, devemos estar cientes de como nossas ações online podem afetar nossa imagem e, consequentemente, nossa carreira profissional.