6 coisas que as empresas valorizam nos candidatos!

Você já se perguntou sobre qual profissional que as empresas querem contratar? Confira o resultado de uma pesquisa com grandes empresas!


Você já parou pra pensar qual tipo de profissional as empresas querem contratar? O que você deve ter para ser desejado pelas empresas? Pois a revista Você S.A. fez um levantamento com 30 grandes empresas.

A revista ouviu empresas como a Vivo, Bradesco, Cielo, Nextel, Ambev, Colgate Palmolive, Boticário eSantander, entre outras gigantes.

Confira com a gente o que as empresas responderam que valorizam nos candidatos na hora de contratar.


Veja também:


O que as empresas valorizam nos candidatos

O que as empresas buscam na hora de contratar? Ao contrário do que muitos imaginam, as empresas não dão tanta importância para pós-graduação ou MBA no currículo de quem está começando.

Se você pretende iniciar sua carreira profissional numa grande companhia, veja as principais competências e qualificações que essas empresas valorizam nos candidatos:

Proatividade

Essa é uma habilidade clássica. Cuidar da própria carreira, perseguir resultados e assumir novas responsabilidades são atitudes que caracterizam quem é proativo. Essas pessoas conseguem enxergar além do óbvio, e buscar formas diferentes de fazer aquilo que parece impossível. Essas características vão te tornar um profissional diferenciado.

Disposição para aprender

Arrogância ou postura de “sabe tudo”, além de queimar sua imagem, prejudica a obtenção de conhecimento. Chegar de salto alto na empresa é um grande erro. Os jovens normalmente querem evoluir muito rápido, mas é fundamental passar pelo aprendizado de cada ciclo. Sempre há algo para aprender e quem tem humildade de reconhecer isso terá muitas portas abertas.

Aprendizagem rápida

O mercado está cada vez mais rápido, e as empresas precisam de profissionais com agilidade para se adaptar às transformações. Por exemplo, a pandemia nos trouxe novas realidades. Portanto, acostume-se a isso. Encare as transformações como benéficas para sua trajetória profissional… e não reclame.

mentir no currículo

Flexibilidade

Saber lidar bem com situações difíceis é fundamental. Aceitar novos desafios, saber ouvir opiniões diferentes e adaptar-se à novas formas de trabalho são comportamentos que certamente farão você se destacar na empresa.

Responsabilidade

As empresas entregam desafios cada vez maiores nas mãos de jovens profissionais. E, obviamente, esperam que eles deem conta do recado. Por isso, comprometer-se com os projetos entregues à você é condição básica para ter sucesso.

Formação acadêmica

Tirando algumas poucas carreiras profissionais, a formação superior é o mínimo que você deve ter para entrar no mercado. Também existem carreiras técnicas, em que os cursos técnicos já são um ponto de partida. A formação acadêmica compensa a falta de experiência.

Fluência em inglês

Nas grandes empresas (cada vez mais globalizadas), é desejável dominar a língua inglesa. Embora não seja requisito eliminatório, certamente pode fazer a diferença no processo seletivo ou mesmo na sua carreira.

vagas abertas

Experiência profissional anterior

As empresas dizem que não, mas é um diferencial ter alguma experiência anterior. E pode ser experiência num estágio ou programa de voluntariado. As empresas gostam quando o jovem já teve outras experiências diferentes, porque traz uma visão diferente para dentro da corporação.

Participação em atividades extra-curriculares

Experiências vividas fora do escritório, como voluntariado ou participação em centros acadêmicos, por exemplo, contam pontos a seu favor. Pode não parecer, mas essas experiências dão pistas positivas sobre sua personalidade. Além disso, quanto maior sua bagagem de experiências, mais você pode agregar a equipe.


Leia Também



Dicas de Leitura



voltar ao topo ↑